segunda-feira, 16 de março de 2009

SINESTESIA

Do grego syn (união, junção) - aisthesis (percepção), Sinestesia é uma condição neurológica na qual o estímulo em um dos sentidos provoca uma percepção automática em outro sentido. Alguns sinestetas “vêem” sons, outros sentem o sabor de palavras ou formas, o cheiro dos objetos que tocam, enxergam imagens ao ingerir certos alimentos, e outras misturas de sensações.

Para muitas ver um morango com chocolate é muito mais do que uma boa experiência gastronômica.

Sinestesia é uma condição neurológica que é como natural, automática e prazerosa. As pessoas não perdem as impressões sensoriais normais, apenas experimentam simultaneamente sensações adicionais a estímulos que os seres não dotados dessa capacidade experimentam isoladamente – uma forma diferente de o cérebro interpretar os sinais. São percepções fisiológicas com respostas químicas cerebrais, são realmente percebidas desta forma e de uma maneira particular a cada caso.


Da mesma forma, quando olha para o céu: pode sentir sono pois é capaz de associar a imagem com própria cama.
Imagine-se olhar um belo por-do-sol com seus tons de alaranjado e vermelho, sentir o sabor de um doce.

No cérebro de um sinestésico as cores têm propriedades que não podemos imaginar, por exemplo, o vermelho pode ser sólido, o amarelo é brilhante, uma barra de chocolate lembra a cor púrpura e tem aroma de azul escuro. Em alguns casos o tato pode ser associado, como uma pancada no canto da mesa que remete à cor marrom ou o laranja da confusão.

2 comentários:

5 disse...

\o/ muito bom ....esse eu li tudo :D

Anônimo disse...

Sabe pq "Jonas" leu todo post?
Proposição A: há imagens eróticas.
Proposição B: o texto é curto.
Proposição C: assunto polêmico.

Hehehe .. espero q não tenha ficado bravo cmg por ter postado um conhecimento um tanto quanto diferente no seu blog.. bjux
Pri