sábado, 28 de março de 2009

Seres Humanos.


Venho da terra assombrada,
Do ventre de minha mãe;
Nao pretendo roubar nada,
Nem fazer mal a ninguém.

Só quero o que me é devido
Por me trazerem aqui
que eu nem sequer fui ouvido
no acto de que nasci.

Trago boca para comer
E olhos para desejar.
Com licença, quero passar,
Tenho pressa de viver.
Com licença! Com licença!
Que a vida é água a correr.
Venho do fundo do tempo
Não tenho tempo a perder.

Minha barca aparelhada
Solta o pano rumo ao norte;
Meu desejo é passaporte
Para a fronteira fechada.
Não há ventos que não prestem
nem marés que não convenham,
nem forças que me molestem,
correntes que me detenham.

Quero eu e a Natureza,
que a Natureza sou eu
e as forças da Natureza
nunca ninguém as venceu.

Com licença! Com licença!
Que a barca se fez ao mar.
Não há poder que me vença.
Mesmo morto hei-de passar.
Com licença! Com licença!
Com rumo à estrela polar.


António Gedeão


Seres Humanos

Sua violência é desmedida
Sua tristeza é preservada
A sua furia mata vidas
Que não é nada venerada

Sua ignorância de milênios
Nos sufoca até nosso descanso
Seus são atos mediocres e pequenos
Nos deixam nem tanto...

...Revoltados, seres humanos
Seres humanos

É fácil matar um indefeso
Você pode até me dizer
Que está tudo aos avesos
Mas o que você fez?
O que você vai fazer?

Como deixamos tudo isso acontecer..

Seu ódio não tem motivo
Suas vidas são sempre iguais
Matam um ser vivo
Por pensar que são mais

Sua estupidez me enoja
Eu tenho pavor a esse ser
Temos que derrubar toda essa corja
Mas o que você vai fazer?

...Revoltados, seres huamanos
Seres humanos

Sua ignorância de milênios
Nos sufoca até nosso descanso
Seus são atos mediocres e pequenos
Nos deixam nem tanto...

Os seres humanos podem ter passado raspando pela extinção há cerca de 70 mil anos, mostra um extenso estudo genético. O total de seres humanos primitivos caiu a 2 mil antes que os números começassem a crescer no início da Idade da Pedra, afirma uma análise divulgada nesta quinta-feira, 24.
"Este estudo revela o poder extraordinário da genética para revelar vislumbres de alguns eventos fundamentais de nossa espécie. Pequenos bandos de humanos primitivos, forçados a se separar por conta das condições ambientais adversas, voltam da beira da extinção para reunirem-se e povoar o mundo. Um drama épico, escrito no nosso DNA", diz nota divulgada por Spencer Wells, explorador-residente da National Geographic Society. Wells é diretor do Projeto Genográfico, lançado em 2005 para usar a genética como instrumento no estudo da antropologia. O trabalho está publicado no periódico American Journal of Human Genetics.

Base
Estudos anteriores, usando DNA mitocondrial - que é passado exclusivamente pela mãe - haviam rastreado a humanidade atual a uma única "Eva mitocondrial", que viveu na África há 200 mil anos.
As migrações que levaram populações humanas da África para o resto do mundo começaram há cerca de 60 mil anos, mas pouco se sabe da humanidade entre Eva e a diáspora.

Estudo recente
O mais recente trabalho analisa o DNA mitocondrial dos povos Khoi e San da África do Sul, que parece ter divergido do de outros povos entre 90 mil e 150 mil anos atrás. Os pesquisadores concluíram que a humanidade separou-se em pequenas populações antes da Idade da Pedra, quando se reuniram e começaram a se espalhar pelo mundo. A África Oriental passou por uma série de secas entre 135 mil e 90 mil anos atrás, e os pesquisadores acreditam que essa mudança pode ter contribuído para as transformações na população, dividindo-a em grupos pequenos que se desenvolveram de modo isolado.
Hoje, a espécie humana tem 6,6 bilhões de pessoas.



São Tomé e Príncipe se tornou um modelo de como roubar uma nação africana
Os moradores de uma minúscula ilha-Estado africana sonham com grande riqueza desde que petróleo foi descoberto em suas águas territoriais. Empresas, potências estrangeiras e políticos corruptos estão disputando licenças de exploração na esperança de obter riqueza


Texto original: Mathieu von Rohr.

Nenhum comentário: