domingo, 11 de julho de 2010

Tim Tim...


A vitória dos frascos

Texto: Bruno Vieira Feijó

Assim como arqueólogos dividem a história em idades da pedra, do bronze, do ferro, também é possível delinear o passado pelas bebidas que se tornaram marcas de sua época. E essa foi a proeza do jornalista Tom Standage. Sua saga começa com o aparecimento das primeiras civilizações, graças à cerveja, passa por guerras pelo chá e acaba com um epílogo dedicado à água, base de todas as bebidas e potencial candidata a "dona" da geopolítica mundial: a falta ou disponibilidade dela serão fatores decisivos para nosso futuro na Terra.

CERVEJA
O cultivo da cevada e do trigo, ingredientes da cerveja, originaram as primeiras cidades.
Como? - Até então, nômades mudavam de moradia de acordo com a disponibilidade de comida. Mas, há 12 mil anos, a caça foi trocada pelo plantio de cereais e os homens se fixaram em aldeias. E, para contar estoques de grãos, desenvolveram as primeiras formas de escrita.

VINHO
Impulsionou as exportações da Grécia antiga e divulgou novas idéias políticas e científicas.
Como? - Grãos foram substituídos pelo cultivo de videiras e oliveiras – os fazendeiros lucravam até 20 vezes mais vendendo vinho do que cerveja – e tornaram a Grécia um pólo de exportação. Não apenas de vinhos, mas também de formas de organizar a sociedade.

DESTILADOS
A tentativa britânica de controlar o comércio da bebida precipitou a independência americana.
Como? - No século 18, a Inglaterra passou a exigir que toda a produção das colônias fosse vendida exclusivamente para a metrópole, excluindo outros mercados. A medida revoltou a população americana, que deu início à guerra de independência.

CHÁ

Ajudou a erguer e a derrubar o Império Britânico.
Como? - No século 19, os ingleses controlavam todo o comércio de chá da China. Tanto poder atiçou a ira dos próprios chineses, a ponto de o chá ser estopim de uma guerra que destruiu boa parte do país. Mas a economia inglesa dependia muito da China – e a guerra marcou o começo do fim de uma era.

CAFÉ

A maneira como foi consumido mudou o jeito de as pessoas socializarem: em cafés públicos, onde intelectuais se reuniam e difundiam novos conhecimentos.
Como? - Uma reunião dos cientistas Hook, Halley e Wren num café de Londres foi o gatilho para a publicação de um dos maiores livros científicos, Principia, de Newton, sobre órbitas elípticas e teoria da gravidade.

COCA-COLA

Primeira marca mundialmente conhecida, é símbolo do poder americano: a comercialização em massa.
Como? - A chave do sucesso: vendê-la como bebida refrescante, minimizando supostos atributos medicinais; terceirizar a fabricação , produzindo apenas xarope; e lançá-la em garrafa, tomando o lugar do café como bebida social para todas as idades.

Nenhum comentário: