quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Meu aniversário... único presente válido!


IDENTIFIQUE OU SE IDENTIFIQUE

Certo dia conversando com um amigo despertou-me a vontade de escrever algo sobre os tolos e os alienados.
 Tomei coragem...
Ora, quem será o grande dono da verdade universal enfim, se idolatram tanto o “ser ou não ser, eis a questão” ?
Ora, a meu ver simplista, de fato não sabemos nada além daquilo de que nos é ensinado, ou pior, o conhecimento que nos é sonegado.
Digo isso por concluir que nascemos perfeitos e somos bobificados pela sociedade e o meio  em que vivemos, senão vejamos:
Nos primórdios da existência humana, quem ensinou os nossos antepassados? INCRIVEL NÃO? Estamos aqui hoje pela falta de cultura deles?
Ora, a sociedade e o meio, tanto podem tornar um homem um gênio ou um quadrúpede, só  depende de onde o individuo convive.
Quer entender o porquê desse ponto de vista?
Ora, quem disse que no escuro tem bicho papão? Quem foi que te disse que a “kuka” vai te pegar(nossa que antigo), o “veio do saco”(mais arcaico ainda) te pega se você for aqui ou acolá? Que você não pode pegar uma libélula na mão porquê ela ferroa e o seu veneno é mortal, tal qual o da amamba negra(viajei), e assim por diante................
Não precisa responder......
Então, concluí que o ser humano é a estrutura mais complexa da face da terra, pois pode criar e destruir, numa amplitude fantasmagórica (não que eu acredite em fantasmas – é que fica bonito aos olhos dos que foram ensinados que fantasmas são criaturas magníficas e titânicas de poderes ilimitados- só não conseguem voltar a vida).
Sendo assim, o saber e o não  saber, e até mesmo o saber de um,  diferente dos outros, é assim taxado errado  por aqueles que sabem muito mais(ou pensam que sabem). Pode ser eu? Pode ser você?
E os tolos? E os alienados? Quem são eles então?

                                                                                  Thiago Mariano



A infância é a idade das interrogações, a juventude a das afirmações, a velhice a das negações.
Paolo Mantegazza
 
A celebração de mais um ano de vida é a celebração de um desfazer, um tempo que deixou de ser, não mais existe.Fósforo que foi riscado.Nunca mais acenderá.Daí a profunda sabedoria do ritual de soprar as velas em festa de aniversário.Se uma vela acesa é símbolo de vida, uma vez apagada ela se torna símbolo de morte.
Rubem Alves


Nenhum comentário: