sexta-feira, 27 de março de 2009

Observatório Semiótico...





Aquilo que o Pensador pensa, o Demonstrador prova.

Nossa mente tem dois lados: o Pensador e o Demonstrador.

"Aquilo que o Pensador pensa, o Demonstrador prova"!!!

É daí que vem o milagre da fé e tantos outros feitos incríveis da nossa mente. O ser humano tem por natureza a necessidade de encontrar respostas para todas as perguntas, e é nessa necessidade que alguns sábios observadores do comportamento humano especializam-se e propiciam conforto através de respostas cuidadosamente elaboradas. Questionar as causas que levam alguns a encontrar legitimamente ou não respostas para muitas questões sem solução seria lutar contra moinhos de vento: uma luta vazia, sem sentido.

Certamente o interessante é questionarmos as conseqüências e procurarmos compreender como funciona a mente humana e, por extensão, nossa própria mente, para evitarmos sermos usados como massa de manobra por quem quer que seja: religião, políticos, imprensa, amigos, amantes...

A fé tem um lado bom e um mau: o bom é que de fato ela move montanhas, sejam doenças, perdas ou grandes tristezas; o mau é que abre-se espaço para pessoas usarem pessoas, seja por dinheiro ou poder.

Quanto maior nosso controle de nossa própria mente e de nossas idéias, menos vulneráveis ficamos à manipulação de massa que atualmente toma conta de grande parte da humanidade.

Quer fazer um teste?

Verifique se por acaso sua opinião pessoal acerca de algum tema relevante, partido político, personagem político ou acontecimento polêmico não é muito parecida, ou talvez até idêntica à "opinião" da grande mídia, incluindo-se aí os principais telejornais, jornais impressos, revistas e rádios.

Ser "do contra" não caracteriza independência e auto-controle do lado Pensador, mas certamente estar sintonizado com o "pensamento" coletivo pode ser uma característica forte de manipulação... fique atento aos sintomas!!!

Nenhum comentário: