terça-feira, 17 de março de 2009

Expressão...

Musa Clio...



Clio, do grego kλεί-εω – "glória" ou "fama".

Foi uma das nove musas da mitologia grega. Com suas oito irmãs habita o monte Hélicon. Chamadas “as cantoras divinas”, filhas de Zeus, Poder e Mnemósine, Memória. Reunindo-se sob a assistência de Apolo, junto à fonte Hipocrene, as musas presidem as artes e as ciências.Tem o dom de inspirar os governantes e restabelecer a paz entre os homens. A essa função é Clio a musa especialmente devotada.
Clio é a musa da História e da Criatividade, aquela que divulgava e celebrava realizações. Ela preside a eloqüência, sendo a fiadora das relações políticas entre homens e nações.É representada (na figura acima) como uma jovem coroada de louros, trazendo na mão direita uma trombeta e, na esquerda, um livro intitulado "Thucydide". Existem outras representações que apresentam-na segurando um rolo de pergaminho e uma pena, atributos que, às vezes, também acompanham Calíope.
Clio é considerada a inventora da guitarra. Em algumas de suas estátuas traz esse instrumento em uma das mãos e, na outra, um plectro (palheta).

Este é um espaço de quem gosta de conversar sobre vários temas: Educação, História, Teologia, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, enfim, as Ciências da Religião.

O ser na sua finitude e na esperança da infinitude da vida que não se aceita como é mas quer transformar e transformar-se desde aqui e até a eternidade.


2 comentários:

Pri disse...

Passei para deixar meu carinho e agradecer seu abraço! Obrigada mesmo foi muito importante para mim. A Grazi é um anjooo

Pri disse...

E vc tbm por sempre lembrar de mim.