quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

FOGO


Conforme o site Wikipédia: Fogo é uma mistura de gases a altas temperaturas, formada em reação exotérmica de oxidação, que emite radiação eletromagnética nas faixas do infravermelho e do visível. Desse modo, o fogo pode ser entendido como uma entidade gasosa emissora de radiação e decorrente da combustão.

Chamamos de fogo o resultado de um processo muito termoquímico exotérmico de oxidação. Geralmente, um composto químico orgânico como o papel, a madeira (material), os plásticos, os gases de hidrocarbonetos, gasolina e outros, susceptíveis a oxidação, em contato com uma substância redução/oxidante(oxigênio da atmosfera , por exemplo) necessitam de uma energia de ativação, também conhecida como temperatura de ignição. Esta energia para inflamar o combustível pode ser fornecida através de uma faísca ou de uma chama. Iniciada a reação de oxidação, também denominada de combustão ou queima, o calor desprendido pela reação mantém o processo em marcha. Os produtos da combustão (principalmente vapor de água e gás carbônico, em altas temperaturas pelo calor desprendido pela reação, emitem luz visível. O resultado é uma mistura de gases incandescentes emitindo energia, denominado chama ou fogo.


O fogo tem fascinado a humanidade durante milhares de anos. Foi a maior conquista do homem pré-histórico. O fogo também foi o maior responsável pela sobrevivência do ser humano e pelo grau de desenvolvimento da humanidade, apesar de que, durante muitos períodos da história, o fogo foi usado no desenvolvimento e criação de armas e como força destrutiva.
Na antiguidade o fogo era visto como uma das partes fundamentais que formariam a matéria. Na Idade Média, os alquimistas acreditavam que o fogo tinha propriedades de transformação da matéria alterando determinadas propriedades químicas das substâncias, como a transformação de um minério sem valor em ouro.


Bem, tenho grande apreço por chamas e isso você já sabe. Então lá vai minha poesia sobre esse assunto que tanto me fascina.


O humano e o fogo

O fogo é um mistério eterno
Fascinante, entorpecente e intrigante
Medo na mão do delirante
Insegurança na mão do errante
Dúvida na mão do experiente
Poder na mão do louco
Luxúria para um amante
O maior poder que pode exercer
É sem dúvida o imprevisível
Pois ao mesmo tempo em que faz crescer
Tem o poder de destruir
Tornando algo esplendoroso em indescritível
Mostrando a mesma capacidade
De criação e destruição: uma necessidade
Não importa o tempo, não importa a idade.

Nenhum comentário: