quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Controvérsia

Para alguns estudiosos da Bíblia, Deus seria soberano e teria predestinado todos aqueles que, de antemão, conheceu. O homem, sendo escravo do pecado, não possuiria nenhum livre-arbítrio para a salvação, já nascendo "morto" em delitos e pecados. Numa explicação simplória, já estariam escritos os nomes de quem, neste mundo, seriam salvos em Cristo e os que, faça o que fizerem, não alcançariam a luz. Mas, como saber quem é quem, então? Qual seria o sentido estar nesta vida?
A controvérsia que gira em torno das duas doutrinas continua. Há aqueles que acreditam que existem, sim, caminhos que, escolhidos da forma correta, e de acordo com a vontade de Deus, levariam a pessoa à salvação.
Soberania x escolha
Os deterministas confortam:
- Não faça de sua vontade, a vontade de Deus. Faça da vontade de Deus, a sua vontade.
Já os crentes do livre-arbítrio orientam:
- Tome conselhos com o vinho, mas tome decisões com a água.
Profetas

Debaixo da tenda de ciganos, no programa de Gugu Liberato da TV, nas entrelinhas do horóscopo do jornal, em endereços eletrônicos esotéricos da Internet, figuras como Mãe Dinah, Rodrigo Túdor, Walter Mercado, e inúmeros outros charlatões, tentam nos convencer, com frases de efeito e argumentos subjetivos, do que nos aguarda num futuro próximo.
Particularmente, não duvido da virtude da sensibilidade além dos cinco sentidos humanos, mas coloco em xeque a existência de tantos profetas, principalmente quando há uma relação pecuniária.
Sobre a questão bíblica, prefiro compartilhar da idéia de que Deus é soberano, mas, sem que isto anule a responsabilidade do homem sobre seus atos e diante do Supremo.
Efeito Borboleta

A produção de cinema norte-americana assume também sua parte. Com um enredo intrigante e roteiro desafiador, o filme "Efeito Borboleta" prende a atenção do espectador do início ao fim. Na história, o protagonista, que sofre de lapsos momentâneos de memória, encontra, já adulto, uma forma de recuperar as vivências nulas de sua consciência, "voltando à infância", assumindo seu corpo de criança, e tendo a oportunidade de alterar traumas do presente. Só que estes sucessivos retornos no tempo, a cada tentativa de solução para corrigir estragos, acabam gerando outras sinas. Ou seja, a cada nova escolha, um novo futuro também lhe é dado.
Máquina do tempo

Não é das mais fáceis tarefas escrever uma história abordando a temática da volta no tempo. O espectador, sempre crítico, atenta-se aos detalhes:
- Peraí, mas se ele fez isto, não tinha que acontecer aquilo?
Todavia, assim como "Efeito Borboleta", existem outros filmes que tratam com excelência o assunto. Cito o clássico "Alta Freqüência", em que o protagonista consegue conversar com o seu pai, já falecido, a partir de um antigo rádio-amador, durante um fenômeno conhecido como "aurora boreal", buscando, assim, trazê-lo de volta à vida.
Em tempo
Neste fim-de-semana, estréia na telona do shopping de Montes Claros "Efeito Borboleta 2". Apesar do atraso em chegar por aqui, vale parabenizar a direção do cinema, e torcer para que, nos próximos dois meses, não valorize apenas filmes infantis e animações dubladas, como sempre acontece no período de férias para atender aos baixinhos que descansam da escola.

Nenhum comentário: