sexta-feira, 13 de março de 2009

O Pentágono:

É a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.


História

O Pentágono foi inaugurado em 15 de janeiro de 1943 e continua sendo um dos edifícios mais famosos do mundo. Foi sempre parte das forças armadas dos Estados Unidos desde sua construção durante a Segunda Guerra Mundial. Durante a primeira metade de 1941 o departamento de guerra encontrou cada vez mais dificuldade de fornecer um espaço para a equipe de funcionários das matrizes de seu exército em expansão. O presidente, pediu para o Congresso construir edifícios adicionais. O chefe da construção, o brigadeiro general Brehon B. Somervell do departamento de guerra, teve uma idéia melhor, um esquema de abrigar todas as forças armadas sob um telhado. Assim surgiu o conceito atual do Pentágono.

11 de setembro de 2001


O edifício do Pentágono depois dos ataques de 11 de setembro.

O prédio do Pentágono foi atingido por um avião Boeing 757 (vôo 77) da companhia áerea American Airlines em um atentado terrorista no dia 11 de setembro de 2001 quando outros dois aviões, também pilotados por terroristas, atingiram as duas torres do World Trade Center.

Estrutura

O edifício tem forma de pentágono, e é a fonte de renda de aproximadamente 23.000 agentes civis e militares, cerca de 3.000 deles são o pessoal de apoio, situado em Arlington, Virginia. Tem cinco andares e cada andar tem cinco corredores. O Pentágono é o maior edifício de escritórios do mundo reservado a inteligência estratégica e espionagem. Construído nos primeiros dias de Julho de 1941, era inicialmente para ser um abrigo provisório para o Departamento de Defesa, mas seu destino foi se transformar na Central das Forças Armadas dos Estados Unidos, onde o Presidente da República tem total controle. Até hoje é uma estrutura eficiente pois seus corredores somam 28,16 quilômetros, só é necessário sete minutos para caminhar (06-km/h) entre dois pontos extremos do edifício pelo seu sistema de locomoção realmente eficiente.

Panorama da fachada do Pentágono.
Panorama da fachada do Pentágono.

Nenhum comentário: